Conhecida como terrinha interiorana a cidade de Socorro onde passei meu final de semana fica localizada às margens do Rio do Peixe e da Serra da Mantiqueira a exatos 40 min de carro ou 2h30 saindo de ônibus da rodoviária Portuguesa-Tiete (com passagens por 47 reais). Adorada por ter um turismo focado nas diversas opções de atividades de aventura e ecoturismo, todos concentrados na rede dos Sonhos que se espalha pelos arredores do município com alguns pontos de hospedagem e lazer.

Chegada noturna

Assim que cheguei foi possível sentir do que esse interior é capaz! No jantar de recepção fui apresentada ao Ristorante D’Napoli, um cantinho charmoso e especializado em comida italiana, decorado com toalhas de piquenique nas mesas e bandeiras de diversos países pelo teto, estas que combinam com a carta de vinhos.

Aqui são servidas pizzas, saladas, pratos generosos como camarões, bons cortes de carne e a minha escolha, um risoto de funghi bem aqueijado! Assim que o prato chegar você vai achar que está em Itu, mas calma, os pratos de Socorro são assim mesmo, extremamente caprichados e cheios de temperinhos.

Meu descanso da viagem foi nos travesseiros do hotel Grínberg’s Village, a 5 km do restaurante.

Hospedando in natura

Antes de tudo, pegue o mapa do hotel, feito para aproveitar um pouco mais que o final de semana, o hotel tem uma vasta área de lazer com piscinas tanto coberta quanto descoberta, quadra poliesportiva, campo de areia para futebol e vôlei, brinquedoteca, playground, um lago para pesca, campo de gateball, sala para ginástica e sauna, salão de jogos e etc.

FALAR DA GASTRONOMIA

Criado para atender aos hóspedes do Hotel o Restaurante do Nicó sempre foi famoso pelas deliciosas refeições de final de ano. Há pouco tempo, o restaurante foi revitalizado e ganhou uma cozinha de alta tecnologia, bem como investiu no treinamento de seus funcionários, com renomada empresa de consultoria para hotéis e restaurantes. Desde então, a evolução na elaboração de seus pratos vem sendo a marca registrada do Restaurante do Nicó, que mescla as tradições de nossa rica região e os clássicos da culinária internacional em novidades gourmet, que vêm cativando cada vez mais clientes. Em nosso restaurante é possível saborear delícias como a tradicional Leitoa Pururuca, servida com acompanhamentos mineiros, a famosa Feijoada do Nicó, com doze acompanhamentos, massas e molhos diferenciados e deliciosos doces.

Sempre priorizando o contato do homem com a natureza, o Grinvillage Hotel recebe mais o público familiar, entretanto o ambiente favorece a vinda de casais e grandes grupos, pela vasta área verde e ambientes mais silenciosos, trazendo um clima bucólico.

O hotel se preocupou o tempo todo com como fui recebida, meu quarto era um dos apartamentos mais afastado e por isso o som se baseava em pássaros e grilos disputando para ver quem era o dono da cantoria da vez.

Ideal para quem busca descanso, conforto e entretenimento em meio à natureza, o Grínberg’s Village Hotel possui 75 confortáveis acomodações, que mantêm a verossimilhança de uma casa de campo. São chalés com lareira, apartamentos como o meu e alguns de luxo, todos com capacidade para até quatro pessoas.

Um dos diferenciais é a possibilidade de trazer seu animal de estimação, que podem acomodar-se também nos chalés, sem nenhum custo adicional.

SÁBADO – DIA UM

O que fazer em Socorro durante um sábado ensolarado

Com passarinhos e um forte cheiro de grama aparada batendo na porta da minha suíte, acordei e fui para o café da manhã do hotel, servido no restaurante do Nicó. Com as forças revitalizadas e as roupas apropriadas segui para as atividades na natureza, que estão distribuídas por diversos pontos da cidade. Entretanto um dos parques mais conhecidos e recomendados por ser maior e mais abrangente é o Parque dos Sonhos que detém uma grande área verde e uma unidade hoteleira que também se torna responsável por boa parte do turismo rural e entretenimento infantil do município.

Um dos principais da Rede dos Sonhos, o parque com mais de 600m² em trilhas, cachoeiras e rios onde é possível interagir com a natureza de forma sustentável.

Além da clara preocupação em atender todos os públicos tem circuitos de arvorismo, passeios de trator para visualizar melhor e mais de perto a fauna e flora, rapel, espeleoturismo, boiacross e a famosa tirolesa voadora, que não sei como, mas tive coragem de ir.

Na tirolesa fui testada por Deus! Com 1km de extensão e 160m de distância do chão lá embaixo, eu subi as escadas para colocar os equipamentos de segurança e só dava para ouvir o som dos cabos e do meu cérebro repetindo “não vai não, desiste, não vai não”, até que a instrutora te deixa na posição de voo e você sabe que não tem mais jeito de desistir, a coragem reaparece e com um impulso feito nas cordas você sobrevoa o parque todinho.

A vista é estonteante, sem dúvidas uma das mais verdes que já vi, com um riacho que corre logo abaixo dos cabos, consegui abrir os braços e curtir o vento que a 60km/h batia forte naqueles que se atreviam a contemplar o momento.

Se a opção for estar em segurança no chão, opte por passar uma tarde nas redes que ficam em frente a uma das cachoeiras do parque.

Alguém disso almoço? O meu ficou por conta no restaurante do próprio Parque dos Sonhos, com um salão amplo e uma decoração mais simples e de madeira, ele ofereceu uma gastronomia regional típica da fazenda com diversos pratos quentes dentre eles feijoada e macarronada vindos do fogão a lenha, saladas e sobremesas diversas, como frutas, goiabadas e pavês.

Boa parte dos produtos utilizados na confecção das refeições, são produzidos na própria fazenda, como frango caipira, peixes, hortaliças de horta orgânica, queijos, leite, café, doces e frutas… Tudo a um custo extra de X reais.

Caminhar pela natureza é bom, mas passear de trator é melhor ainda! Essa foi uma das atividades disponíveis do Campo dos Sonhos, um passeio de trator pela fazendinha, pelo custo de X reais, onde são distribuídos pacotes de ração e durante o percurso somos autorizados a dar de comer aos animas do campo.

Passando por porcos, avestruzes, lhamas e outros bichinhos as crianças se divertem, todos os animais são visivelmente bem cuidados e esperam pelo contato humano já sabendo que ganharam petiscos. Agora vai de você ter coragem para fazer carinho ou não!

Para os pais e adultos em geral chegamos ao café da tarde, depois de passear pelos animaizinhos é proposta a ideia de conhecer o local onde é produzida a cachaça e o café da rede. Uma grande casa de madeira cheirando a grãos, onde são passadas as etapas do café X e explicadas como quem nunca viu uma fabriqueta de café. Ainda é possível degustar as cachaças!

DISTINGUIR OS DOIS AMBIENTES! O Campo dos Sonhos oferece uma completa área de lazer e diversas atividades recreativas de turismo rural, ecoturismo e de aventura, como passeios de pedalinhos, triciclos, cavalos e charretes, trilhas ecológicas, pomar, alambique, torrefação de café, tirolesa, arvorismo entre tantas outras.

Toda a rota de aventura que fiz, foi com auxílio de uma van especializada que pode ser alugada pelo whatts app X por um valor Y, assim como os roteiros pela cidade e mirante podem ser contratados com os serviços da agência de turismo, Reis. Para aqueles que forem passar os dias na cidade de carro fica bem mais fácil pois não há transporte público na cidade e nem serviço de Uber.

BOX! Talvez um cafezinho no fim de tarde? Tome no Doce arte

Dentro da galeria Moda loja de fábrica, existe o café Doce Arte, um ambiente pequeno e aconchegante, conhecido por ter uma maneira curiosa de demonstrar a extração da segunda bebida mais famosas do mundo, o café! Ao sentar para tomar um cafezinho, são demonstradas duas formas diferentes de moer e coar os grãos, distraindo e explicando como acontecem os processos para os fãs do grão.

Jefferson, proprietário do local, se orgulha em dizer que 90% de seus produtos são nacionais e que a demonstração feita tem inspiração na cafeteria do Rio de Janeiro, Curto Café, onde existe um volume imenso de clientes e um sistema de auto pagamento e confiança no cliente.

Satisfiz meu desejo de comer um filé mignon à cubana ($48,90) no restaurante Lubeck que bem localizado na esquina da rua tal do centro da cidade atende tanto os moradores quanto os visitantes de Socorro, com música ao vivo aos finais de semana e um clima de bar grunge. Dica! Opte por tomar uma das cervejas da marca Ecobier por 10 reais uma garrafa de 600ml – nacional, onde é possível até visitar uma das unidades e degustar as opções de cerveja e chopp.

DOMINGO – DIA DOIS

Fechando o final de semana com propriedade

Claro que não é só de esportes e atividades rurais que é feita Socorro. O clima de interior é quente e quase palpável, o que quer dizer que sossego e descanso estão garantidos. Com pouco mais de 39.227 habitantes, ela é o tipo de cidade que funciona ao redor de uma praça famosa!

A praça da Matriz é o ponto principal da movimentação de Socorro, nosso guia Vitor iniciou o city tour histórico cultural da agência Reis ali. Tal roteiro sai por X reais e tem também uma parada para compras. Na praça, além de sediar a famosa festa de agosto que comemora o aniversário da fundação, também guarda a conhecida Igreja da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e alguns dos points que dão vida noturna ao município, como o bar J e o Old que servem porções mais salgadinhas e têm um público mais jovem, enquanto o do Consulado tem som ao vivo e um público mais familiar.

A bordo do caminhão safari, com bancos de couro e um mpb rolando no fundo começamos a rodar pelos casarões da cidade, as praças e o famoso Rio do Peixe. Colonizada por um grupo de portugueses em 1829, a mesma ganha o nome de Socorro por conta da devoção do capitão do grupo, extremamente devoto a santa.

Com a crescente imigração no final do século XVIII e XIX a cidade se torna uma grande produtora de café, o que trouxe um certo ar de riqueza e a famosa estação de trem para o escoamento do mesmo. Nessa tocada fiquei sabendo de uma das principais fontes econômicas da atual Socorro, a fabricação de malhas!

Paramos para as compras, na histórica Feira de Malhas permanente, está oferece uma grande variedade de malhas com tecidos, cores e cortes modernos, moda masculina e feminina para todas as idades. Com previsão para X o local promete uma parede de escalada feita de forma colaborativa, o que chamará ainda mais a atenção dos que procuram por uma tardezinha mais amena de compras com os pequenos.

Muita história pro meu gosto, bora tomar um sorvete! A parada da vez é na Sorveteria Ademar, com mais de 104 anos de experiência já foi passada para a terceira geração e hoje detém uma decoração bem diferente, com várias fotos de famosos brasileiros e internacionais com o filho de Ademar espalhados pelas paredes.

A lenda é, a sorveteria nasceu com os avós, foi passada para o pai e depois para o próprio Ademar Verzani Filho, todos eles compartilhavam de uma mesmo paixão, os sorvetes de massa! E como uma herança familiar eles levaram os anos, inovando nos sabores e deixando os mais famosos permaneceram intactos quanto a receita original.

Almoço: Centro de Lazer Pitauá

FALAR SOBRE COMO O LOCAL É VASTO, O QUE FAZEM LÁ, COMO É O ALMOÇO, MUSICAS E VALORES!

O Centro de Lazer Pitauá é uma ótima opção para passar o dia em família!

Possuímos playground infantil, passeios a cavalo e pescaria esportiva em um espaço rodeado por mais de 19 hectares de natureza. O restaurante do local, que conta com um menu que preserva as raízes do interior, com pratos típicos da região socorrense á base de tilápia, completa a experiência.

Assim como grande parte da cidade o Mirante do Cristo, onde finalizei o domingo antes de voltar para São Paulo, também foi reformado para atender melhor os portadores de necessidades especiais. Sendo um ponto privilegiado por estar em dos pontos mais altos da cidade, vira point para todos que desejam ver o pôr do sol. A vista da cidade é linda e panorâmica! No local também existe um playgroud para as crianças e estacionamento para os que de carro próprio vão.

ATENÇÃO! De quarta a domingo o Empório do Cristo está aberto com vendinhas e algumas degustações.

BOX OU TÓPICO SOBRE ACESSIBILIDADE!

O ministério do turismo + Socorro + ONG

O primeiro passo foi dado graças à realização do projeto Aventureiros Especiais, em convênio com o Ministério do Turismo, em 2005, quando foram feitos vários testes de campo reunido pessoas com deficiências física, sensorial, mental e múltipla. Entre eles, um amputado, um paraplégico, um tetraplégico, um visual, um surdo cego, um com paralisia cerebral, um atáxico e um com Síndrome de Down.

Todos praticaram modalidades de atividades de aventura, como Rapel, Rafting, Tirolesa, Bóia-Cross, AcquaRide, e Off-Road, com o intuito de apurar as necessidades de adaptações e condutas a serem seguidas pelos profissionais do turismo.

Acompanhados por uma equipe multidisciplinar de treze profissionais, entre integrantes da ONG Aventura Especial, fisioterapeutas, médicos e voluntários, foram levantadas as adaptações necessárias para viabilizar a prática das atividades por esse imenso público até então abandonado.

Além das adaptações físicas, como o desenvolvimento de uma cadeirinha para técnicas verticais e um colete e uma cadeira para o bote de rafting( específicos para pessoas sem mobilidade no tronco), também foram criados condutas e procedimentos de comunicação alternativa para interagir com as pessoas com deficiências sensoriais, antes e durante as atividades.

A formatação desse novo produto turístico adaptado representa um estudo de campo inédito, que faz do Brasil referência internacional no turismo de aventura adaptado.

Os testes foram realizados na cidade de Socorro, a 130 km da capital, que foi o primeiro destino totalmente adaptado do país, servido de modelo para que outros municípios se adaptarem. Além das atividades e pontos turísticos, a estância também está adaptando sua infra-estrutura de produtos e serviços.

Hoje Socorro oferece modalidades de atividades de turismo de aventura para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O segundo passo, foi em 2007, através do Projeto Socorro Acessível onde a cidade em parceria com o Ministério do Turismo adaptou pontos turísticos públicos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além dessa adaptação um treinamento foi realizado na época.

Na praça existe um arco de agua para que um deficiente físico possa curtir o ambiente tbm. O presidente tinha uma distrofia e antes disso ele era um atleta e queria continuar praticando e por isso ele foi pra ONG ABAR aventureiros artificiais.

2005 na feira da ADVENTURE a cidade de socorro foi desafiada a se tornar totalmente acessível! Tanto nos esportes quando na cidade em si. Em 2007 houve um projeto que viabilizou os prédios históricos. Socorro ganhou um prédio Reina Sofia! PESQUISAR SOBRE!

SERVIÇO

Na rede: https://www.socorro.tur.br

Hospedar

Hotel Campo dos Sonhos

É o primeiro empreendimento da rede dos sonhos, começou desde o início a ser construído com a linha de pensamento voltado para os deficientes físicos, com pisos táteis por todo o complexo e de inicio era pra ser um pesqueiro focado na área de atividades de turismo rural e com o passar dos anos foi-se construindo um chalé aqui e ali e tornou-se o hotel que é hoje.

Os passeios são vastos e vão desde o conhecimento dos processos da produção do café até o turismo rural da cidade.

Parque dos Sonhos (divisão com Socorro e Brandão)

Foi desenvolvido para atender o turismo de aventura da cidade de Socorro, entretanto também se torna um trabalho com todos os clientes que o campo dos sonhos trabalha. Turismo, turismo rural e atividades de aventura, ecoturismo. Aqui tem alguns passeios que só tem aqui, como a tirolesa voadora saindo de São Paulo a Minas Gerais de 48 a 52segundos, rapel, espélioturismo, boia cross, skate maluco…..

O rio aqui é cheio de corredeiras, bom para boia cross

Terra do Sonhos (recentemente inaugurado na cidade de Brandão)

Terceiro empreendimento turístico! Primeiro hotel fazenda feito todo de contêineres com uma pegada de sustentabilidade muito forte, com uma pegada totalmente acessível sem escadas, sem contar que hoje operamos no Rio das Antas, um rio mais calmo de contemplativo! Com passeios mais tranquilos para família.