A vida pela ótica cultural alimentar. Da cozinha do Henrique Barbosa para o mundo!

Considerando a cozinha um microuniverso da sociedade e uma fonte inesgotável de saberes histórico-culturais, é importante parar para refletir e observar a nossa própria alimentação e a motivação com que se come hoje. Um prato pode representar o ponto de vista original e criativo de quem o criou e dizer muito sobre sua bagagem, pois além dos sentidos existêntes permite destacar em suas composições as referências locais e até regionais. Algumas receitas podem e devem ser consideradas bens culturais, pois guardam em seus processos as memórias e a história da época, como um patrimônio imaterial.

Carlos Roberto Antunes dos Santos busca explicar as cozinhas brasileiras a partir de influências culturas alimentares advindas de duas realidades: a autêntica cultura alimentar local e regional, e a cultura alimentar oriunda da civilização externa, influenciadora. Ambas revelam relações e trocas complexas de diferenças, afirmadas e reafirmadas pela assimilação, que resulta numa certa miscigenação da comida brasileira.

“O que você sente quando come?”

“Como assim?”

“O que pensa quando percebe que quer comer algo?”

“Prazer, completude, eu nunca pensei muito nisso, mas normalmente como pra me acalmar e também quando estou triste.”

É um fato que muitas coisas marcam nossos processos, uma delas é a alimentação. Desde os primórdios da existência de qualquer ser vivo o fator alimentar é uma das mais importantes necessidades, é aquilo que nos fornece energia, forças para continuar existindo, evoluindo. E essa prática de se alimentar vem costurando o nosso dia a dia de forma a nos fazer criar vícios, ritos e costumes sociais e por sua vez culturais da nossa casa, bairro, cidade ou até país!

Para ver isso mais de perto adentrei os cômodos da casa de Henrique Barbosa na busca por hábitos culturais gustativos e encontrei mais do que isso: um universo de sentidos e emoções dentro das louças e palavras dos residentes daqueles cômodos.

Não custa reafirmar que este universo da gastronômico se trata de uma culinária complexa e dinâmica, marcada pela adoção de costumas históricos, alimentos diversos, técnicas e padrões de consumo que têm como ponto de chegada os marcos da história brasileiro e da diversidade dos hábitos alimentares típicos.

E você, quais seus hábitos alimentares?