Barriguinha mais do que cheia, cansaço de piscina batendo e um céu bem estrelado, assim eram as minhas noites no resort Cana Brava, em Ilhéus. A X quilometros do aeroporto o complexo une diversão, lazer e comodidade à um sistema all-inclusive diversificado e uma importante preocupação com o meio ambiente, contando com tetos de energia solar e captação de água para reutilização.

Com a possibilidade de agendamento de um transfer pelo e-mail do resort, os hóspedes do Cana Brava chegam e logo no aeroporto já são recebidos pelo motorista com plaquinhas com seu nome e o verão estalando do lado de fora.

Idealizado por uma família para atender hóspedes que viessem dessa mesma forma, o resort se torna uma espécie de refúgio com atrativos para todas as idades, desde um clubinho para crianças de 3 a 5 anos, parques aquáticos, tirolesa e um lago com stand up para os maiorzinhos, até atividades como hidroginastica e caminhada para terceira idade. Logo que o check-in é realizado, são entregues alguns itens, entre eles estará um mapa com as atividades da semana, assim ninguém fica no tédio sem querer!

Area com redes é para os pais deitarem. Babycopa é mais um ambiente para fomentar a visita familiar no resort, onde as mães podem se sentir na própria cozinha aqui, com papinhas congeladas e comidinhas mais frescas e ótimas para crianças. Encontro de pais e mamães.

Piscina de cima com espaço para massagem tbm e uma área de descanso enquanto a de baixo é para diversão, com recreação aquática e um submarino que sai às crianças que mergulham para ver o ambiente.

Na frente do palco principal onde tem noite de ritmos e atividades programadas, com luais que por vezes migram para a areia. Proposta de agitar a noite dos hóspedes, já que as coisas são mais distantes daqui o resort pensou em tudo para que vc não tenha que procurar sair desse ambiente.

Para comprovar ainda mais a ideia de que os hóspedes do Cana Brava não precisam sair do resort para quase nada, existe uma lojinha onde é possível encontrar produtos como shampoo ($18), repelente ($48), pranchinhas ($80-$110) e camisetas temáticas da Bahia e Ilhéus ($30).

Capela com a nossa senhora dos Navegantes (PESQUISAR) VER MAIS HISTÓRIA DA CAPELA. Capelinha está por aqui a no mínimo 40 anos, enquanto o resort tem uns 28 anos. Antigamente, a ideia era ser uma fazendinha, com o ideal de hospedagem internacional, o resort foi reformado e acompanhou uma estrutura mais séria.

Clubinho do Sol e cineclubinho é uma área para recreação infantil com brinquedos de 0 até 3 anos com o responsável depois a partir de 5 anos, é uma boa saída para quando chove e as crianças querem brincar e fugir de chuva. O cinema tem duas sessões por dia, a das 16h que tem uma programação mais infantil e a das 20h que é para os adultos. Quando eu fui, o filme era X. A programação é dada pelo aplicativo caso o hóspede esteja distraído e queira um aviso do que vai rolar, além de também no mural do clubinho.

Academia a partir das 8h para aqueles que querem manter a rotina esportiva, quadrinhas de esportes, tênis! Spa Kids, temático no universo infantil, com massagem, terere, pintar a unha de quartas são gratuitos. O resort empresta equipamentos de tênis, baldinhos para crianças e coisinhas assim, não precisando necessariamente trazer de casa.

ÁGUAS DE ILHÉUS

Localizado nas mãos da Mata Atlantica, o resort recebe em seu quintal além das águas do mar também a presença do ilustre Rio Jairi que é conhecido por ter as águas ricas em ferro e iodo e por isso, milagrosas. Sendo muito nutritivo para os cabelos e a pele, apropriadíssimoo para banho!

Próximo do lago, temos a tirolesa, escalada e um pequeno arvorismo (disponível para crianças a partir de 3 anos), na beira da praia, entre o lado e o mar é possível pagar cerca de 20 reais para percorrer o trajeto.

A praia do resort acaba sendo uma das mais vazias por ser mais afastada e ter a costa coberta por hotéis e resorts, os moradores não querem se deslocar tanto para curtir as marolas por aqui e por isso a vastidão de árvores e espaços de areia são preservados.

O banho de mar cai bem demais – afinal estamos na cidade com o mais extenso litoral do estado – o mar é limpíssimo e em sua grande maioria calmo, a maré costuma a subir bastante o que faz com quem metade das pedras vistas de manhã sumam no cair da tarde.

E o lazer não termina por aí, duas piscinas, área para shows e recreações tanto no período da manhã quanto no período da noite, diversão para crianças e adultos, deixam o ambiente propício para não querer sair mais. Tudo foi projetado para que o hóspede não precise sair do resort para nada, tudo fica a sua disposição o tempo todo, tendo variedade tanto no quesito gastronomia quanto no quesito distração e ocupação.

Depois de pegar um bronze, marca uma massagem, os horários são marcados com relação ao seu tempo combinado ao da massagista, o melhor é ir durante a tarde, a tenda de massagem se torna o ambiente perfeito para aqueles que buscam relaxar e ouvir as ondas quebrarem no fundo do cenário, sem contar que o intuito é sair dali e ir direto para o quarto ou para o jantar, pois o cansaço do dia bate quase que instantaneamente.

ACOMODAÇÕES

Menos de 5minutos e o check in foi realizado, ficha médica e avisos dados. Todos prontos para começar a curtir a hospedagem. As acomodações do Cana Brava, são divididas em apartamentos, podendo ser luxo ou stander e uma das 25 unidades em chalés que ficam dispersas pelo resort, sendo considerado melhor localizado para portadores de deficiências, casais e idosos, pois por vezes ficam mais afastadas das áreas de recreação e trazem um ar mais silencioso o intimista.

A categoria luxo sai com diárias e tudo incluído por 900/800 reais para casal.

Existe apenas 3 acomodações com banheira que só são disponibilizadas em pacotes fora de temporada ou quando sinalizados de que os hóspedes serão recém-casados, aniversariantes ou clientes especiais. Chegando ao resort já com a temática específica da data.

Passei meus dias na suíte de categoria Family, uma das maiores. Com dois ambientes, uma sala disposta de uma mini cozinha com frigobar, mesinha que mais tarde usei para acomodar meu computador e o outro espaço, o quarto com uma cama de casal king size, TV em ambos os ambientes.

As acomodações mais procuradas, denominadas como chalés ficam em meio as árvores e um quintal que dá de cara para a praia quase deserta do cana brava

O Cana Brava têm 320 ocomodações no total, sendo distribuidas em 4 categorias: Luxo, Chalé Master (quarto, sala), Stander, Family.

PASSEANDO POR ILHÉUS

Os suntuosos casarões coloniais dos séculos 19 e 20 dão uma atmosfera de luxo à cidade histórica de Ilhéus, no sul do litoral da Bahia, com lindas praias. Um dos tesouros do destino é a rica arquitetura do Ciclo de Cacau, quando Ilhéus era uma das cidades mais ricas do Brasil. Esse cenário é muito familiar para quem leu o romance “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado, ou assistiu à novela inspirada no livro.

A recepção do resort é feita com sucos e água de coco pela famosa personagem de Jorge Amado, Gabriela! O autor teve sua vida iniciada por essas terras e foi aqui que ganhou inspiração para desenvolveu dia obra X (mais pra frente entenderemos um pouco mais sobre ele).

Os passeios também são administrados pelo resort e seguem um cronograma semanal que dependem da maré e do clima. Crianças de 0 a 5 anos não pagam e acima de 5 pagam metade do valor.

FAZENDA DE CACAU

Valor: 70 + 15 reais

Horário: 8h/12h30

Ilhéus já foi o maior produtor de cacau do mundo, além de tem apelo histórico, turístico e cultural, foi uma capitania hereditária, além de ser a terra do Jorge Amado foi inserido na costa do cacau desenvolvendo uma muda resistente a vassoura de bruxa. Existem vários tipos de semente de cacau, cada uma origina um tipo de chocolate.

100km de litoral

CITY TOUR HISTÓRICO

Valor: 50 reais até três vezes no cartão ou 45 a vista (0 a 5 não paga e de 6 a 10 metade do

valor)

Horário: 8h – 12h30 (meio período)

Passagem pelo Mirante da Piedade, onde é possível ver muitos dos principais pontos turísticos da cidade de ilhéus. Avenida Soares Lopes imita o piso de Copacabana, é possível ver a casa do principal produtor de cacau da época de X, esse que detém da história do calçamento de pedras azuis de cobalto, a ideia do prefeito era calçar para o casamento de Malvina, a filha dele. Entretanto, depois do casamento ele a desviou para o seu bolso.

Passa por onde: Catedral de São Sebastião

Bar do Vesúvio

O bar Vesúvio foi inaugurado, entre 1919 e 1920, no ponto mais freqüentado da cidade que começava a crescer e despontava como a mais importante do interior da Bahia. Seus primeiros proprietários foram dois italianos e seu nome é uma homenagem ao famoso vulcão localizado na terra natal dos proprietários. O bar ficou famoso por fazer parte do universo ficcional criado por Jorge Amado. O Vesúvio foi vendido a um português de nome Figueiredo, casado com uma linda mulata chamada Felipa, muito admirada pelos rapazes da época. Segundo Sá Barreto, é provável que a Gabriela de Jorge Amado tenha sido inspirada nesta moça de “fartas ancas” e cor de canela. É lá que se localiza o boneco de Jorge Amado feito como homenagem ao autor representando o lugar onde Jorge costumava se sentar todas as tardes e escrevia suas obras. Super conhecido por conta das obras de Jorge Amado, com as refeições temáticas, abrindo as 10h-00h segunda cearence, paulista, árabe, mineira, feijoada com buffet livre 38,90. Tem os dias em uma temática para almoço.

PASSEIO PELAS ILHAS (região de Camamu e Maraú)

Valor: 175 reais

Passeio de lança saindo as 7h30 de van e chegando em Camamu para pegar a lança e fazer os passeios pelas cinco ilhas da região.

BATACLÃ

VESÚVIO

Cada dia é uma especialidade, acomodações por peso/buffet, apenas petiscos e la carte.

CASA JORGE AMADO

O resort tem um vínculo bem forte com a história da cidade de Ilhéus, levando a tradição das histórias, desde nomes famosos até passeios que vinculem o conhecimento dos arredores.

Ilhéus está em constante crescimento pra zona sul, onde ficam os melhor hotéis e Canabrava.

Ana Maria Braga tem casa aqui, mesmo que pra passear. Ilhéus é a costa do cacau e do dendê, com a moqueca bem forte no tempero.

Intendente na época do cacau, era apaixonado pelo Rio e aqui ele copiava. Tendo um Maracanãzinho, um Cristinho… Ilhéus tem 486 anos

CASE NO CANABRAVA!

No resort ainda tem um espaço para casamentos e eventos como festas. Apartir de 15 acomodações no resort, é disponibilizado esse ambiente que cabe até 600 pessoas. Salão do Jorge Amado dentro do sistema all inclusive.

DEGUSTANDO A BAHIA

A gastronomia do Cana Brava também se coloca como diferencial, com três restaurantes as refeições aqui se tornam pontos especiais e evitam que o hóspede se enjoe das mesmas comidas de sempre.

Com uma culinária mais gourmet e pratos típicos da região, o reformado restaurante Coco Dendê serve à la carte e de acordo o voucher hóspede. Assim que feito o check in é possível marcar o dia para jantar lá. Existem dois horários possíveis, às 19h e as 21h.

Eu pedi uma salada chamada três continentes de entrada, bem caprichada vinha com com palmito pupunha, shitaki, tomate cereja, folhas verdes e queijo capa preta ao molho de vinagre com gergelim! Como prato principal harmonizei um medalhão de filé grelhado com risoto de funghi e parmesão com uma das iguarias de Ilhéus, o licor de cacau, suco de maracuja e gelo, o famoso drinque cacau tropical.

Dentre as demais opções, podiamos encontrar moqueca de camarão no dendê e risoto de quinoa com zucchine para os vegetarianos.

Enquanto nos outros dias de diária, as noites têm uma temática, cobrindo desde a culinária do jantar no buffet até os shows noturnos, como por exemplo a noite nordestina que envolve comida cearence e muito forrozinho no som, dançarinos profissionais e um rodízio maravilhoso de tirar as moças pra dançar e fazer passinhos novos de dança de salão.

Na recepção ficam alguns lanches para os que querem bates uma boquinha durante a madrugada. Tendo então alimento 24h!!!

Mar a vista, é um restaurante onde se pode comer até morrer, dizem hahaha aberto das até as com comidinhas variadas e disponíveis a qualquer time, pizzaria, hambúrguer, crepes, salgados e etc, conhecido como um café da tarde.

No total temos 6 bares, com alguns de piscina. Um deles até às 9h até 23h da noite, com o bar no coco dendê ficando até às 2am.

O café da manhã é bem servido e comum tomar com os passarinhos ao lado, alguns pardaizinhos que entram no salão e ficam pelo chão se aventurando e logo voam para fora de novo.

Existem 3 restaurantes

12/14h cantinho da Baiana com acarajé

15h tapioca doces e salgadas

Faz 5 anos que o resort funciona no sistema ALL inclusive.

O restaurante Coco Bambu é uma alternativa para aquele hóspede que quer variar, não quer comer todos os dias no mesmo lugar e por isso uma das noites é feita no a la carte com pratos mais gourmets e uma culinária mais rebuscada, mas fina.

Vista panorâmica pro mar, fora um bar molhado, na piscina de descanso.

Os passeios que a Ertour realiza são:  City tour, Fazenda de Cacau, Passeio da Ilhas (região de Camamu e Maraú ), Morro de São Paulo, Itacaré, cachoeiras da região, além dos serviços de receptivos. Todos possuem um custo à parte, e podem ser consultados e fechados aqui no resort durante a estada, pois temos representantes que ficam na área. Para transfer, é necessário agendamento prévio no email receptivo@ertour.com.br. Não tenho muitas fotos em boa resolução. Mas envio as que possuo. Caso o João tenha mais, ele pode encaminhar.

Para as férias de julho, nós estamos com pacotes especiais. Os clientes podem consultar diretamente com a central de reservas, no email reservas@canabravaresort.com.br Tudo em até 10x sem juros, serviço all inclusive e gratuidade para 2 crianças menores de 12 anos.