Minha ideia inicial para esse site era criar um ambiente apropriado para reportagens sérias e conteúdos formais, basicamente uma vitrine das minhas qualificações profissionais. Entretanto, já faz algum tempo que não me sinto preenchida por essa ideia e aqui estamos!

Minha história poderia começar por qualquer ponto, eu poderia falar sobre meu nascimento, sobre o divórcio dos meus pais, sobre o que me levou até minha profissão… Mas acho que quero falar sobre a arte de informar! Quero falar que acordo todos os dias com um incômodo no peito, uma vontade insaciável de aprender mais sobre a vida e seus praticantes e fazer disso a nossa arte cotidiana, construir uma visão onde todos possam ser e se sentirem o foco, o personagem principal.

Foto: Gabriel Ribeiro

Sim, meu nome é Samirah Melo Fakhouri, e sim, estou me formando em jornalismo e fotografia pela faculdade e pelas escolas da vida, mas não me limito a adjetivos de currículo, e creio que ninguém deva. Se fosse escolher um animal, eu diria que sou um pato. Ando, nado e voo, sempre fui uma faz tudo. Isso porque quero saber pelo menos um pouco de tudo que existe e gosto de estar preparada para qualquer situação, mesmo que signifique que eu não domine totalmente a habilidade necessária. Aliada à comunicabilidade, essa ânsia por conhecimento é minha ferramenta favorita quando me deparo com desconhecidos, que são um combo de cultura, opiniões e histórias que eu poderia nunca entrar em contato.

Meu objetivo é conhecer mais e mais sobre comunicação, e a forma como o jornalismo pode se aliar ao advento da internet em prol da luta contra a desinformação. Gosto de pensar que estarei por aqui para os próximos 80 ou 90 anos, vendo esse mundo rodar e se transformar de diversas maneiras possíveis, e que seremos todos parte disso.

No final, vitrine nenhuma seria capaz de acompanhar essa inquietação.